10/01/2023
Publicado o IPCA de dezembro de 2022 | Previsão é que a GEPI não será reajustada em 2023
Na data de hoje, 10/01/23, a FGV - Fundação Getúlio Vargas divulgou o IPCA acumulado de 2022, que ficou em 5,79%. Dessa forma, como já era esperado, a GEPI dos Gestores e Auditores não terá nenhum tipo de mudança. Isso ocorre porque o crescimento da receita de 2022 em relação à 2021, em termos nominais foi de apenas 5,25%. Com isso, em termos reais, a receita do Estado teve uma queda de 0,54%, o que impede a correção do ponto GEPI, segundo a resolução que disciplina a gratificação.
Tal queda já era esperada, em face da medida adotada pelo governo federal, que forçou a queda dos combustíveis, com a alteração da fórmula de cálculo do ICMS incidente sobre esses produtos. Com a queda da arrecadação neste setor, a receita do ICMS do Estado não conseguiu superar a perda ocasionada, impactando negativamente no crescimento da receita total. A retirada do IPCA do cálculo da GEPI é uma reivindicação antiga do Sinfazfisco-MG, todavia, até o presente momento não conseguimos ter atendida essa solicitação.
De todo modo, o Sindicato e demais entidades representativas do Estado, irão cobrar do governo a concessão de reajuste mediante o índice inflacionário, eis que essa foi uma promessa de campanha do Governador Zema. Aliás, a correção do vencimento básico das carreiras do fisco mineiro é algo que se impõe, eis que Gestores e Auditores estão com seus vencimentos defasados, o que impacta na GEPI e nos adicionais que recebem.
Na medida que avançarem as discussões sobre este assunto, o Sindicato irá informando a categoria.
A DIRETORIA