08/01/2025
Por uma SEF mais forte, unida com todas as carreiras valorizadas
Caros colegas da SEF-MG,
Pedimos sua atenção para assuntos que são de interesse de todos os servidores da SEF. Nossa Instituição não pertente somente a uma categoria, ela é de todos.
É muito preocupante que ano após ano vamos assistindo a SEF perder sua força e importância de outrora. Chegamos ao absurdo de termos servidores sem a devida valorização, alguns que até mesmo já sofrem cortes em seu salário.
Acreditamos que não é o momento de procurarmos culpados por termos chegado a essa situação. Importante é saber como reverter tal condição, especialmente com as dificuldades que enfrentaremos com o RRF ou o PROPAG.
Infelizmente, nos últimos anos, ao invés de nos preocuparmos em melhorar as condições de todas as carreiras da SEF, assistimos um grupo, por meio de seu sindicato e associação, que ao invés de lutar pela nossa valorização, concentram esforços em não deixar que as outras categorias avancem nas suas demandas. Para isso gastam forças e muito dinheiro. Nem mesmo a pauta da Incorporação de parte da GEPI aos vencimentos, que beneficiariam a todos dos servidores, um dos sindicatos e associação, não permitiu que fosse atendida.
Este grupo na SEF, acredita que sua valorização se dá em não deixar que outras carreiras avancem naquilo que não é privativo seu. Ao contrário, o Sinfazfisco-MG, tem feito um trabalho de articulação política não só na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, mas também na Câmara Federal, Senado e executivo Federal.
Nossa luta tem sido difícil e cheia de riscos, e nada está garantido. Neste sentido, deveríamos estar juntos para lutar pela sanção das nossas demandas, ao invés de lutar para prejudicar uma das categorias da SEF.
O Sinfazfisco-MG defende que todos na SEF devem ter seus direitos preservados. A SEF e seus servidores precisarão estar preparados para se adequar às mudanças, previstas na reforma tributária.
O Gestores Fazendários tem o direito de voltar a ter as atribuições de Tesouro, como já foi no passado. O Estado pode colocar o nome que quiser, no cargo que quiser e isso é perfeitamente legal. Os TFAZ e AFAZ não podem ter cortes nos seus salários. Os AFREs podem ter as atribuições, a TI, além de regularizar as atribuições de tributação, que hoje estão numa resolução da SRE, quando deveriam estar na Lei 15.464/2005.
Já temos conversas adiantadas com o Sindpúblicos, que sabem que tem nosso apoio nas suas demandas, tão justas e que não prejudicam ninguém! Infelizmente, o SINDIFISCO não aceita qualquer tipo de conversa, nem mesmo naquilo que poderá trazer benefícios a sua categoria, mesmo que saibamos que parte expressiva dos AFREs desejam a união de forças. Preferem disseminar o ódio contra os Gestores Fazendários e seu sindicato, como se nós fossemos os culpados pelos seus insucessos.
Como sabemos que muitos AFREs não concordam com essa postura da direção do seu sindicato, estamos convidando estes AFREs para se filiarem ao Sinfazfisco-MG para fazermos uma frente em defesa de todas as categorias da SEF.
Nós acreditamos que podemos, juntos, construir melhores condições para todos os cargos, atender novas demandas do Estado, aperfeiçoar a SEF e buscar mais valorização para todos os nossos colegas.
O Sinfazfisco-MG defende uma SEF mais forte, unida e valorizada!
Clique aqui e filie-se!