31/07/2023
Sinfazfisco-MG entrevista Gestora Fazendária e Contadora-geral do Estado
Maria da Conceição Barros de Rezende Ladeira é Gestora Fazendária, cargo que diz ocupar com muito orgulho. É, também, superintendente da Contadoria-Geral da SEF-MG, contadora-geral do Estado e integrante da gestão do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais, como membro titular. No período de 2020 a 2021 foi Vice-presidente de Administração e Finanças do CRCMG e no período de 2022 a 2023 Vice-presidente de Controle Interno do mesmo Conselho. Atualmente integra o Conselho Fiscal da empresa Minas Gerais Participação S/A - MGI, como Presidente do Conselho Fiscal.
Além disso, Maria da Conceição possui graduação em Ciências Contábeis, pós graduação pela Fundação Dom Cabral e atualmente é graduanda do 9º período de curso de Psicologia. Exerce, também, a profissão de docência em cursos de graduação e pós-graduação com disciplinas voltadas para a gestão pública, sobretudo a contabilidade. Participou, ainda, como palestrante, de vários seminários nacionais e internacionais sobre temas inerentes a contabilidade e gestão pública.
Recentemente, Maria da Conceição, foi empossada como membro da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (veja aqui), assumindo a cadeira 91 da entidade. A ABRACICON tem por finalidade promover, divulgar e valorizar atividades que contribuam para o desenvolvimento e estímulo ao conhecimento filosófico, científico e tecnológico da Contabilidade, constituída por acadêmicos representando todo o Brasil e reunindo uma elite cultural, cuja maioria é composta por mestres, doutores e escritores com currículos de alta expressão e autores de obras famosas e premiadas internacionalmente.
Também participou da abertura da 14ª Convenção de Contabilidade de Minas Gerais, considerado como o maior acontecimento da contabilidade no estado.
Além disso, a Gestora foi a primeira mulher a ser agraciada, pelo CRCMG, com a Medalha de Mérito Contábil, em 2015. Esta medalha é considerada a maior honraria concedida a um profissional da contabilidade no estado e, de acordo com o CRCMG, destina-se a agraciar aqueles que, por seu trabalho e dedicação, tenham se distinguido ou alcançado projeção no exercício da profissão, atuando em entidades contábeis ou exercendo atividades no campo político, acadêmico, financeiro e administrativo, no setor público ou privado.
O Sinfazfisco-MG conversou com Maria da Conceição, que falou sobre carreira, o orgulho de ser Gestora e a importância do cargo para o bom funcionamento do Estado. Veja no vídeo abaixo: