Sinfazfisco-MG
Arquivo2

SINFFAZFISCO – 27 Anos de luta em defesa do Fisco Mineiro

Aos 15 de abril de 1989, um grupo destemido de Fiscais Fazendários de Minas Gerais, reunidos no Ginásio Poliesportivo do Cruzeiro Esporte Clube em Belo Horizonte, em Assembleia Geral, fundaram o SINFFAZFISCO – O Primeiro Sindicato do Fisco Mineiro (e um dos primeiros sindicatos de servidores públicos), naquele momento intitulado SINDICATO DOS SERVIDORES DA SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA DE MINAS GERAIS – SINFFAZ.

Pelo nome da Entidade, pode-se verificar claramente que os tempos eram outros e, embora as dificuldades que enfrentavam a classe fossem enormes, não havia a situação de “luta fratricida” que hoje existe, porquanto todos estavam sob o manto de uma “carreira única”, composta de 3 (três) classes de cargos fiscais, sendo ATF, AFTE e FTE (Assistente Técnico Fazendário, Agente Fiscal de Tributos Estaduais e Fiscal de Tributos Estaduais, respectivamente).

A Diretoria do referido Sindicato era plural e foi composta por integrantes de todas as três “classes” de cargos da carreira única do QTFA (Quadro de Tributação, Fiscalização e Arrecadação) da SEF, como nunca deveria ter deixado de ser. Como se sabe, o maior mal da SEF/MG foi a divisão do Fisco Mineiro criada pelo “Choque de Gestão” de Aécio Neves, que uniu dezenas de cargos em outras Secretarias, mas na SEF fez o contrário, dividiu os que sempre foram unidos em carreira única, criando duas carreiras de cargos siameses (GEFAZ e AFRE). Essa é tida por muitos como a “herança maldita” que os governos anteriores deixaram na SEF.

Hoje temos uma realidade de muitas intrigas, divergências e luta fratricida que apenas enfraqueceu o Fisco Mineiro. Porém, esse terreno movediço, criado pelo divisionismo de uns poucos, foi o mesmo terreno fértil que fez com que o SINFFAZFISCO crescesse e se tornasse a grande e pujante entidade sindical de hoje, reconhecida interna e nacionalmente.

Para relembrar a história dos pioneiros que fundaram este Sindicato, estamos publicando abaixo a ATA de Fundação do SINFFAZFISCO, onde fazemos um agradecimento muito especial a todos aqueles que trabalharam na Comissão Provisória de Fundação do Sindicato, bem como na Mesa Diretora dos Trabalhos da primeira Assembleia Geral da categoria, além da Primeira Diretoria escolhida para levar adiante este grande sonho da categoria Fiscal-Fazendária de Minas Gerais. Se não fossem esses bravos colegas ATF’s, AFTE’s e FTE’s da época, o SINFFAZFISCO hoje não existiria como é. Obrigado Fiscais Fazendários de Minas Gerais! O SINFFAZFISCO nunca os esquecerá pelo que fizeram pelo Fisco Mineiro.

CLIQUE AQUI E LEIA A ATA DE FUNDAÇÃO DO SINFFAZFISCO

ATA FUNDAÇÃO SINFFAZFISCO IMG

E para comprovar o quanto a luta do Sindicalismo é constante e diuturna, vamos reprisar aqui, na voz do locutor da Rádio SINFFAZFISCO, Anderson Alves, o discurso proferido pelo companheiro GAMALIER LOPES DE PAIVA, que em nome da primeira Diretoria eleita leu o documento intitulado “MANIFESTO DE ABRIL”, que por incrível que pareça permanece ainda muito atual.

Assim, o SINFFAZFISCO conclama a todos os Fiscais Fazendários de Minas Gerais a no dia de hoje se reunirem em suas Unidades, ouvirem o “MANIFESTO DE ABRIL” e celebrarem o ANIVERSÁRIO DE 27 ANOS DO SINFFAZFISCO!

Viva os 27 ANOS DE GLÓRIA DO SINFFAZFISCO!

Viva o FISCO DE MINAS GERAIS!

A DIRETORIA

Related posts

Nota de Falecimento

Leandro 4infra

Gestora Fazendária de Minas Gerais assume Presidência Estadual de partido

Leandro 4infra

A verdade que não quer ser dita!

Leandro 4infra