23/06/2026
Sinfazfisco-MG manifesta solidariedade às dirigentes do Sind-UTE/MG vítimas de racismo
O Sinfazfisco-MG manifesta sua solidariedade à coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Denise de Paula Romano, e à coordenadora da Subsede de Ibirité, Mônica Corrêa dos Santos, diante do episódio de racismo ocorrido no último dia 19 de junho, durante atividade realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
A fala ofensiva "Por que tem gente que não assume o cabelo ruim?", feita por entre duas superintendentes de ensino do governo do estado, reproduz preconceitos historicamente utilizados para discriminar e desumanizar a população negra, atentando contra a dignidade, a identidade e o respeito que devem nortear as relações em uma sociedade democrática. Situações como essa são inaceitáveis e exigem repúdio firme de todas as instituições comprometidas com a justiça social e os direitos humanos.
O Sinfazfisco-MG reafirma que o racismo é crime e não pode ser relativizado, naturalizado ou tratado como mera opinião. Sua presença, especialmente em ambientes institucionais e por parte de agentes públicos, reforça a necessidade de vigilância permanente, responsabilização e adoção de medidas efetivas para combater todas as formas de discriminação racial.
Manifestamos nosso apoio às dirigentes que tiveram a coragem de denunciar o ocorrido e buscar a devida apuração dos fatos. Ao mesmo tempo, reiteramos nosso compromisso com a defesa da igualdade racial, do respeito à diversidade e da construção de espaços públicos e de trabalho livres de preconceito e discriminação.
A luta contra o racismo é uma responsabilidade coletiva. O silêncio diante de práticas discriminatórias contribui para sua perpetuação. Por isso, é fundamental que toda a sociedade se posicione de forma firme na defesa do respeito, da inclusão e da dignidade humana.
Racismo não se tolera! Solidariedade, respeito e justiça são valores inegociáveis.