16/01/2024
Atenção! Quem não realizou o Censo Previdenciário pode ter o pagamento suspenso
Pensionistas e Servidores ativos e aposentados devem realizar o recenseamento; veja como regularizar a situação
O Governo de Minas divulgou, no último dia 13, a relação com os nomes dos servidores ativos e aposentados, e pensionistas que não realizaram o Censo Previdenciário e, por causa disso, podem ter o pagamento suspenso.
O Censo Previdenciário é um procedimento obrigatório para atualizar os dados cadastrais, funcionais e financeiros do Regime Próprio de Previdência (RPPS).
Para que estes servidores possam regularizar a sua situação, o sistema para realizar o Censo Previdenciário será reaberto a partir de 15 de janeiro de 2024 e ficará disponível até o dia 14 de fevereiro de 2024.
Para regularizar a situação o servidor ou pensionista deverá:
1. Acessar o site do Censo Previdenciário por meio do link disponível no site do Ipsemg – https://www.ipsemg.mg.gov.br/ ou clicando aqui;
2. Fazer login no sistema, que pode ser realizado por meio de CPF e senha utilizada nos sistemas corporativos do governo, como o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e Portal do Servidor, ou utilizando as credenciais do portal gov.br;
3. Validar as informações solicitadas;
4. Responder ao questionário,
5. Ao final do procedimento, verificar o e-mail de confirmação da realização do Censo.
Após o fim do prazo para regularização (14/02), será divulgado novo edital com a relação dos nomes que não fizeram o recenseamento e que terão seus benefícios suspensos em fevereiro e a serem pagos em março de 2024.
Confira a lista dos pensionistas clicando aqui.
Confiram a lista dos aposentados ou afastados preliminarmente clicando aqui.