27/10/2023
Sinfazfisco-MG participa do Ciclo de Debates sobre endividamento de MG, na ALMG
O Sinfazfisco-MG, como entidade parceira na realização e preparação do Ciclo de Debates Endividamento de Minas Gerais, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, participou nesta quinta-feira (26), da abertura do evento e do Painel I – A evolução da dívida de Minas Gerais: origem, ritmo e causas.
Foto: Clarissa Barçante - ALMG
Na abertura do debate, o Presidente do Sinfazfisco-MG, Hugo René de Souza, participou da Mesa de Honra e falou da importância da discussão para elucidar todas as causas e razões do endividamento de Minas e destacou, por exemplo, que o atual governo é responsável por 1/3 da dívida total de um Estado que vai completar 303 anos em dezembro próximo.
Foto: Clarissa Barçante - ALMG
Hugo ressaltou, ainda, que quem vai pagar esta conta é o povo mineiro, que com a aprovação do Regime de Recuperação Fiscal, vai ficar sem a enfermeira e a médica no hospital, sem a professora na escola e sem segurança pública de qualidade.
Veja abaixo a fala completa do Presidente do Sinfazfisco-MG:
Em seguida, teve início o Painel I, com o tema A evolução da dívida de Minas Gerais: origem, ritmo e causas, que contou com a participação de especialistas no assunto, entre eles, o Secretário Geral do Sinfazfisco-MG e Auditor Fiscal da Receita Estadual, João Batista Soares.
João Batista fez uma apresentação em que demonstrou, em números, toda a evolução da dívida pública de Minas Gerais e como esta dívida poderia ser reduzida se decisões passadas ou até mesmo medidas presentes fossem adotadas.
Foto: Clarissa Barçante - ALMG
O auditor, demonstrou também como estão as contas públicas de outros estados que, a exemplo do que quer o atual governo de Minas Gerais, aderiram ao Regime de Recuperação Fiscal e, mais uma vez, pode-se observar que o RRF não resolveu o problema e trouxe ainda mais prejuízo para a população destes estados.
Veja abaixo a fala e a apresentação completa do Diretor do Sinfazfisco-MG: