Sinfazfisco – MG
Arquivo2

SINFFAZ participa da abertura do II Congresso Nacional de Direito Sindical da OAB

Aconteceu na noite desta quinta-feira, dia 05, a abertura do II Congresso Nacional de Direito Sindical da Ordem dos Advogados do Brasil, em Belo Horizonte, e contou com a presença dos Diretores do SINFFAZ, Marcus Vinicius Bolpato, Brígida Maria Colares, Unadir Gonçalves Júnior e Glaucia Eliana Rodrigues.

II Congresso OAB (1)

O evento foi promovido pelo Conselho Federal e Seccional Mineira da OAB e recebeu as ilustres presenças do Vice-Presidente do STF – Supremo Tribunal Federal, Dr. Ricardo Lewandowski; do Presidente da OAB Federal, Dr. Marcus Vinícius Furtado; do Presidente da OAB/MG, Luis Claudio Chaves; do ex-Presidente e Membro Honorário Vitalício da OAB, Dr. Cezar Britto; e do ex-Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e pré-candidato ao Governo do Estado de Minas Gerais, Fernando Pimentel.

O congresso também contou com a presença de parceiros do SINFFAZ, como a Presidente do SINDIRECEITA, Silvia Helena Felismino; o Deputado Federal, Ademir Camilo; o Gerente Geral do Instituto AMM de Pesquisa e Extensão, Dr. Gustavo Nassif; o Presidente do SINDPOL/MG, Denilson Martins; o Presidente do SINPEF/MG, Rodrigo Porto; o Presidente da Editora FORUM, Luis Claudio Ferreira; e o ex-Ministro do TSE – Tribunal Superior Eleitoral e Advogado do SINFFAZ e FEBRAFISCO, Dr. Joelson Dias.

II Congresso OAB (29)

O evento, que foi consagrado como o maior congresso de Direito Sindical do país, conta com a participação de mais de 2 mil congressistas, dentre eles juristas e representantes sindicais de todo o país. O congresso foi coordenado pelo Dr. Bruno Reis de Figueiredo, Presidente da Comissão de Direito Sindical da OAB, contando com a colaboração da Drª. Sarah Campos, que além de Coordenadora Jurídica do SINFFAZ e Advogada da FEBRAFISCO, é membro da Comissão de Direito Sindical da OAB/MG.

II Congresso OAB (19)

De acordo com o Presidente do Conselho Federal da OAB, Dr. Marcus Vinícius Furtado, o Estado Democrático de Direito existe para que possamos defender a liberdade, a autonomia dos sindicatos e a eficácia do Judiciário. O Presidente da OAB/MG, Luís Cláudio Chaves, ressaltou a importância da democracia e do crescimento dos movimentos sindicais, tema central do congresso.

A abertura do II Congresso Nacional de Direito Sindical também contou com a presença do ex-Presidente da OAB, Dr. Ophir Cavalcanti, e do Presidente eleito do TJMG – Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Dr. Pedro Bittencourt. O livro “Liberdade, Essência de Minas”, em comemoração aos 25 anos da Constituição Mineira e editado pela Impressa Oficial de Minas Gerais, também foi lançado no evento.

O Vice-Presidente do STF, Ricardo Lewandowski, ministrou uma palestra sobre a criminalização dos movimentos sociais e efeitos do sindicalismo. Lewandowski fez uma retrospectiva do processo democrático brasileiro e lembrou que os direitos sociais no país surgiram tardiamente, com a Constituição de 1934. “Houve avanços com a constituição de 1891, mas os direitos sociais brasileiros estão atrelados ao processo de industrialização, com participação e crescimento da classe proletária”, relembrou.

II Congresso OAB (9)

Com respeito ao direito sindical, o Vice-Presidente do STF disse “que a liberdade de formar sindicatos independentes é instrumento essencial para garantir os interesses e defesa da classe trabalhadora”.

Lewandowski ainda disse que, se for eleito para presidir o órgão, pretende ampliar o diálogo entre os poderes e entre a magistratura e a classe dos advogados. Ao escolher o diálogo como questão central em sua gestão, ele deixa implícito contraponto à atuação do Ministro Joaquim Barbosa à frente da Corte, criticado nesse sentido pelas instituições de classe. Barbosa anunciou a intenção de se aposentar no fim do último mês.

O evento continua nesta sexta-feira, dia 06, no Minascentro, onde o Presidente do SINFFAZ e da FEBRAFISCO, Marcus Vinícius Bolpato, também será homenageado pelo destaque de sua atuação sindical.

Clique aqui para ver todas as fotos do evento.

Notícias Relacionadas

Justiça nega pela segunda vez direito de resposta à administradora da SEF

integrate

Feriado: Horário de Funcionamento

integrate

Reestruturação da SEF – Primeiras impressões

integrate