Sinfazfisco – MG
Destaque

Debate da Pública discute importância dos servidores na reconstrução do Estado

A Pública Central do Servidor promoveu na noite de ontem (18) uma live com a participação da Deputada Federal Erika Kokay (PT-DF), que debateu sobre os “Servidores na Reconstrução do Estado Brasileiro” e teve transmissão pelas páginas do Facebook e Youtube da entidade.

O público participou através de comentários durante toda a live, que também contou com a participação do Presidente da Pública, José Gozze; do Vice-presidente da Pública e Presidente do Sinfazfisco-MG, Hugo René, e da Secretária Geral da Pública e Analista-tributária da Receita Federal, Sílvia Helena Felismino.

O Presidente da Pública iniciou o debate prestando sua solidariedade a todos os familiares do Senhor João Elísio, um dos diretores da Pública Central do Servidor em São Paulo, que infelizmente foi mais uma das vítimas da Covid-19 no Brasil. Em seguida, cumprimentou e parabenizou a Deputada pelo seu trabalho em defesa do funcionalismo público ao longo de todos os seus mandatos.

A Deputada agradeceu pela oportunidade e elogiou a atuação da Pública na construção e no fortalecimento das carreiras e do serviço público e por lutar por um Estado mais eficiente.

Segundo a parlamentar, passamos por uma crise sanitária sem precedentes, que também é uma crise econômica e social e, no Brasil, transformou-se em uma crise política. A Deputada criticou a falta de ações efetivas do Governo Federal no combate à pandemia, como a demora em sancionar o projeto de socorro emergencial a Estados e Municípios.

Erika Kokay também desaprovou a falsa dicotomia criada entre saúde x economia, pois, segundo ela, o isolamento social, criticado pelo Presidente Jair Bolsonaro, sob o argumento de preservar a atividade, é o único meio comprovado para frear o ritmo da escalada da Covid-19 e assim o melhor caminho para a recuperação e o impulsionamento econômico. A representante do Poder Legislativo também enfatizou que o Governo minimiza as mortes e tenta, por meio de diversos ataques, colocar a população contra os servidores públicos.

O Vice-presidente da Pública e Presidente do Sinfazfisco-MG, Hugo René, disse à Deputada sobre a proposta de ação civil pública, apresentada pelo Sindicato, que solicita a imediata suspensão dos pagamentos dos juros e encargos da dívida pública e o redirecionamento desses recursos exclusivamente para adoção de políticas públicas relacionadas ao controle da pandemia provocada pela Covid-19, enquanto durar o estado de calamidade pública no Brasil.

A Secretária-Geral da Pública, Silvia de Alencar, destacou o trabalho de todo o serviço público neste momento de enfrentamento à pandemia e relatou o enorme esforço que todos os profissionais das áreas tributárias estão fazendo para que os Municípios, Estados e a União tenham recursos para enfrentar essa situação. A Analista-tributária ainda levantou o seguinte questionamento “Como os servidores públicos podem agir no momento pós-pandemia? ”.

A Deputada reconhece que o momento é difícil e que as mortes não são números, mas pessoas, histórias e vidas que foram ceifadas. Erika ainda pontuou que neste momento o país está sem comando para apontar caminhos e que é preciso organizar uma grande discussão com os próprios funcionários públicos e entidades sindicais para debaterem sobre todos estes temas, pois apenas os servidores sabem a verdadeira realidade do serviço público no Brasil.

A parlamentar salientou que é o momento de falar sobre o imposto sobre grandes fortunas, em tributar lucros e dividendos e é categórica ao afirmar que não é justo colocar a conta apenas para o servidor, pois este já é o segmento mais sacrificado.

Para finalizar, o Presidente José Gozze elogiou o trabalho da Deputada e destacou que todos os pontos abordados por ela engrandecem o debate público.

Hugo René, agradeceu a participação da representante do Poder Legislativo e disse que todos contam e precisam muito do seu importante trabalho como parlamentar para continuar a luta.

A Secretária-Geral Sílvia de Alencar também agradeceu a Deputada e relatou que todos os brasileiros estão enfrentando os mesmos problemas, porém com uma gritante desigualdade.

A Deputada parabenizou a Pública pelo seu trabalho prestado em prol da defesa dos direitos dos servidores públicos e se colocou à disposição das entidades sindicais para posteriores debates.

Assista no vídeo abaixo o debate na íntegra:

 

Notícias Relacionadas

Obrigado, Cida Viana!

integrate

Representantes do SINFFAZFISCO participam de reunião da Pública Central do Servidor

integrate

Governador anuncia data de pagamento da segunda parcela do salário dos servidores

Nínive Ramos

Leave a Comment