Sinfazfisco – MG
Destaque

Debate da Pública discute importância dos servidores na reconstrução do Estado

A Pública Central do Servidor promoveu na noite de ontem (18) uma live com a participação da Deputada Federal Erika Kokay (PT-DF), que debateu sobre os “Servidores na Reconstrução do Estado Brasileiro” e teve transmissão pelas páginas do Facebook e Youtube da entidade.

O público participou através de comentários durante toda a live, que também contou com a participação do Presidente da Pública, José Gozze; do Vice-presidente da Pública e Presidente do Sinfazfisco-MG, Hugo René, e da Secretária Geral da Pública e Analista-tributária da Receita Federal, Sílvia Helena Felismino.

O Presidente da Pública iniciou o debate prestando sua solidariedade a todos os familiares do Senhor João Elísio, um dos diretores da Pública Central do Servidor em São Paulo, que infelizmente foi mais uma das vítimas da Covid-19 no Brasil. Em seguida, cumprimentou e parabenizou a Deputada pelo seu trabalho em defesa do funcionalismo público ao longo de todos os seus mandatos.

A Deputada agradeceu pela oportunidade e elogiou a atuação da Pública na construção e no fortalecimento das carreiras e do serviço público e por lutar por um Estado mais eficiente.

Segundo a parlamentar, passamos por uma crise sanitária sem precedentes, que também é uma crise econômica e social e, no Brasil, transformou-se em uma crise política. A Deputada criticou a falta de ações efetivas do Governo Federal no combate à pandemia, como a demora em sancionar o projeto de socorro emergencial a Estados e Municípios.

Erika Kokay também desaprovou a falsa dicotomia criada entre saúde x economia, pois, segundo ela, o isolamento social, criticado pelo Presidente Jair Bolsonaro, sob o argumento de preservar a atividade, é o único meio comprovado para frear o ritmo da escalada da Covid-19 e assim o melhor caminho para a recuperação e o impulsionamento econômico. A representante do Poder Legislativo também enfatizou que o Governo minimiza as mortes e tenta, por meio de diversos ataques, colocar a população contra os servidores públicos.

O Vice-presidente da Pública e Presidente do Sinfazfisco-MG, Hugo René, disse à Deputada sobre a proposta de ação civil pública, apresentada pelo Sindicato, que solicita a imediata suspensão dos pagamentos dos juros e encargos da dívida pública e o redirecionamento desses recursos exclusivamente para adoção de políticas públicas relacionadas ao controle da pandemia provocada pela Covid-19, enquanto durar o estado de calamidade pública no Brasil.

A Secretária-Geral da Pública, Silvia de Alencar, destacou o trabalho de todo o serviço público neste momento de enfrentamento à pandemia e relatou o enorme esforço que todos os profissionais das áreas tributárias estão fazendo para que os Municípios, Estados e a União tenham recursos para enfrentar essa situação. A Analista-tributária ainda levantou o seguinte questionamento “Como os servidores públicos podem agir no momento pós-pandemia? ”.

A Deputada reconhece que o momento é difícil e que as mortes não são números, mas pessoas, histórias e vidas que foram ceifadas. Erika ainda pontuou que neste momento o país está sem comando para apontar caminhos e que é preciso organizar uma grande discussão com os próprios funcionários públicos e entidades sindicais para debaterem sobre todos estes temas, pois apenas os servidores sabem a verdadeira realidade do serviço público no Brasil.

A parlamentar salientou que é o momento de falar sobre o imposto sobre grandes fortunas, em tributar lucros e dividendos e é categórica ao afirmar que não é justo colocar a conta apenas para o servidor, pois este já é o segmento mais sacrificado.

Para finalizar, o Presidente José Gozze elogiou o trabalho da Deputada e destacou que todos os pontos abordados por ela engrandecem o debate público.

Hugo René, agradeceu a participação da representante do Poder Legislativo e disse que todos contam e precisam muito do seu importante trabalho como parlamentar para continuar a luta.

A Secretária-Geral Sílvia de Alencar também agradeceu a Deputada e relatou que todos os brasileiros estão enfrentando os mesmos problemas, porém com uma gritante desigualdade.

A Deputada parabenizou a Pública pelo seu trabalho prestado em prol da defesa dos direitos dos servidores públicos e se colocou à disposição das entidades sindicais para posteriores debates.

Assista no vídeo abaixo o debate na íntegra:

 

Notícias Relacionadas

Prefeitos e Deputados falam sobre a importância do VAF e das Administrações Fazendárias para os municípios

integrate

Sindicatos se reúnem na ALMG para discutir projetos do Governo do Estado

Tiago Viana

Presidente do SINFAZFISCO-MG participa de reuniões em Brasília para discutir com centrais e parlamentares sobre a Reforma da Previdência

integrate

Leave a Comment