17/02/2022
Concurso Público para GEFAZ | Sinfazfisco-MG se reúne com cúpula da SEF
Na última quarta-feira (16), o Sinfazfisco-MG, representado pelo seu Presidente, Hugo René de Souza, pelo Vice-Presidente, Unadir Gonçalves Júnior, e pelo seu Diretor Financeiro, Marcelo Delão da Silva, foi convidado pelo Secretário em Exercício da SEF, Luiz Claudio Lourenço Fernandes Gomes, para uma reunião na Cidade Administrativa. Também estavam presentes as seguintes autoridades da SRE:
- Osvaldo Lage Scavazza – Subsecretário da Receita Estadual
- Marcelo Hipólito Rodrigues – Superintendente de Tributação
- Carlos Renato Machado Confar – Superintendente de Fiscalização
- Leonardo Guerra Ribeiro – Superintendente do Crédito e Cobrança
- Leônidas Marcos Torres Marques – Superintendente de Arrecadação e Informações Fiscais
O assunto levado à discussão pelo Secretário, era a realização de Concurso Público para os cargos fiscais da SEF, Gestor e Auditor. Logo no início da reunião, o Secretário contextualizou o assunto, dizendo que a SEF vem tentando viabilizar o Concurso Público de Auditor Fiscal, discussão que se arrasta há mais de dois anos.
Tanto o Secretário quanto todos os demais dirigentes da SEF, afirmaram que sabem e concordam que é necessário recompor o quadro dos servidores do fisco de Minas Gerais, tanto de Auditor como de Gestor Fazendário.
O Secretário quis saber do sindicato, se haveria abertura para que discutíssemos a realização do concurso para GEFAZ, com a possível realização num horizonte de até dois anos, o que implicaria a entrada das tratativas também para o próximo governo.
O Presidente do Sinfazfisco-MG informou que até o presente momento este Sindicato trabalha para que a SEF realize o concurso para ambos os cargos do fisco mineiro – GEFAZ e AFRE, e que não tem como defender junto sua base a aceitação da realização de concurso de AFRE, para manter o de Gestor em “stand by” até o ano que vem, para ser discutido no próximo governo. Para que o assunto pudesse ser levado à categoria, seria preciso algo mais concreto.
Os demais dirigentes do Sindicato defenderam que é preciso atender ambas as carreiras, pois isso é possível, caso o governo busque alternativas viáveis para tanto. Os representantes sindicais alertaram ainda que a SEF pode optar por realizar concurso para ambos os cargos agora e, no próximo governo, realizar outro concurso para completar o número ideal para essas carreiras.
O que se pôde abstrair da reunião é que a cúpula da SEF está muito empenhada em realizar o concurso público para o cargo de AFRE, o mesmo não se pode dizer em relação ao cargo de Gestor Fazendário.
No entanto, os dirigentes do Sinfazfisco-MG deixaram claro que continuarão a trabalhar com todas suas forças para a realização de Concurso Público para ambos os cargos do fisco, pois a sobrevivência de nossa carreira e de nossa vida funcional depende disso. Os dirigentes do Sinfazfisco-MG salientaram que a categoria não os perdoaria, caso viessem a concordar com a proposta e aceitassem a realização de concurso de AFRE neste ano e o de GEFAZ ficar para a discussão no próximo governo (com RRF e tudo mais). Isso seria inaceitável para a categoria.
O Secretário ouviu as argumentações e colocações dos representantes do Sindicato e disse que não poderia dar nenhuma resposta naquele momento, que iria refletir sobre todo esse contexto e depois nos chamaria para outra reunião, para que pudéssemos tratar deste assunto novamente.
Aos nossos filiados, importa dizer que a realização de Concurso Público é a garantia de sobrevivência do cargo de Gestor Fazendário, que precisa manter o cargo vivo com pessoas na ativa, para que ele seja a referência dos aposentados. Não é possível aceitar a morte do centenário cargo de Gestor Fazendário (Exator/Coletor) de forma tão melancólica e triste, por inanição, por falta de ingresso e até que o último Gestor se aposente e feche a tampa do caixão desse tão brilhante cargo do fisco mineiro.
Sempre com muita resistência, o Sinfazfisco-MG lutará até o fim para defender seus representados!
A DIRETORIA