Sinfazfisco – MG
Arquivo

Contadoria Geral debate novas regras da Contabilidade

<!– /* Font Definitions */ @font-face {font-family:Tahoma; panose-1:2 11 6 4 3 5 4 4 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:swiss; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-520077569 -1073717157 41 0 66047 0;} /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:””; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:”Times New Roman”; mso-fareast-font-family:”Times New Roman”;} @page Section1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} –>
A Superintendência Central de Contadoria Geral (SCCG), órgão do sistema operacional da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF/MG), já está se estruturando para as mudanças na Contabilidade Governamental, previstas para serem implementadas a partir do exercício de 2012. Segundo a diretora SCCG, Maria da Conceição Barros de Resende, nos dois últimos anos o assunto tem sido amplamente debatido por grupos de trabalho em constantes reuniões promovidas pela Secretaria do Tesouro Nacional, em Brasília.
 
Desses grupos participam vários setores e segmentos ligados à área da Contabilidade Governamental, culminando com a publicação da Portaria STN nº 467/2009, e a instituição, dentre outros aspectos, da padronização do Plano de Contas Nacional.
 
Para melhor alocação da força de trabalho da Contadoria Geral, foram criadas duas equipes específicas para o tratamento das questões afetas, primeiro, à conversão ao Plano de Contas Nacional, e, segundo, às alterações necessárias no SIAFI-MG e seu Armazém de Informações.
 
A primeira equipe terá a missão de adequar o atual Plano de Contas do Estado à nova estruturação contábil do Plano de Contas Nacional bem como elaborar a descrição dos processos contábeis e estabelecer a função e funcionamento das contas contábeis. A segunda equipe tratará das alterações a serem processadas no âmbito do SIAFI-MG e no seu respectivo Armazém de Informações.
 
A diretora da SCCG admite que o desafio é de grandes proporções, por tratar-se de matéria altamente complexa e inovadora. A Contadoria Geral, segundo ela, buscará o alinhamento necessário à convergência das atuais disposições aos padrões internacionais de contabilidade aplicada ao setor público e terá pela frente a árdua missão de instituir no Estado as mudanças, sem prejuízo da qualidade de seu trabalho em prol de informações sempre tempestivas e fidedignas, visando ao suporte indispensável à gestão pública estadual.
 
 Em 12/04/10
 
Fonte: Assessoria de Comunicação Social/SEF – http://www.fazenda.mg.gov.br/noticias/sccg%20debate%20novas%20regras%20da%20Contabilidade.html

Notícias Relacionadas

Lei de Política Remuneratória de Minas Gerais: Garantia de Revisão Geral para os Servidores Públicos

integrate

Tabela Oficial para Cálculo Salarial

integrate

Projeto foi "imposto" pelo governo

integrate