Sinfazfisco – MG
Arquivo

Termina nesta quinta-feira prazo para pagamento do IPVA

Os proprietários de veículos com placa de final de 1 a 5 e que não pagaram o IPVA relativo a 2008  têm prazo até a próxima quinta-feira  (31) para regularizar sua situação e receber o Certificado de Registro e Propriedade do Veículo (CRLV). Este documento, emitido pelo Detran/MG, é de porte obrigatório e será exigido a partir de 1º de agosto. Sem ele, o motorista poderá ter seu carro apreendido, pagar multa de R$ 191,53 e perder sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
 
Em razão da greve dos Correios, que terminou na terça-feira (22), o Detran/MG decidiu prorrogar para 1º de setembro o prazo para começar a exigir o CRLV dos proprietários de veículos com placa de final de 6 a 0. Desta forma, aqueles que ainda não pagaram o IPVA 2008 tem até 31 de agosto para tomar essa providência.
 
De acordo com a Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), cerca de um milhão de contribuintes continuam omissos do pagamento do IPVA e também da Taxa de Licenciamento. Essa pendência, bem como o não pagamento do seguro obrigatório e de eventuais multas, impede o Detran/MG de emitir o CRLV.
 
Segundo o órgão de trânsito, já foram entregues mais de 3,6 milhões de certificados aos contribuintes, para uma frota total da ordem de 5,2 milhões de veículos. A diferença se refere àqueles que ainda têm alguma pendência e também aos que já regularizaram e irão receber o CRLV pelos Correios. Para isso, é preciso que o endereço do contribuinte esteja atualizado junto ao Detran/MG. No site www.detrannet.mg.gov.br é possível verificar a real situação do veículo e atualizar o endereço.
 
Para pagar o IPVA, basta ao interessado se dirigir a uma agência de um dos bancos credenciados (Banco do Brasil, Bancoob, Bradesco, Itaú, Mercantil do Brasil ou Unibanco) e informar número do Renavam ou a placa do veículo. O sistema irá calcular o valor do imposto devido, incluindo juro e multa. O mesmo procedimento deve ser adotado em relação à Taxa de Licenciamento. Sem pendências, o CRLV será emitido e encaminhado para o proprietário do veículo.
 
Fonte:
Portal Minas On-line
(https://www.mg.gov.br/portalmg/do/noticias?op=estruturaConteudo&coConteudo=56025&opMenu=ultimas&pg=1)
Acesso em 28/07/2008
 

Notícias Relacionadas

Departamento Juridico esclarece sobre Ipsemg

integrate

Publicada progressão na carreira

integrate

Política Remuneratória será encaminhada a ALMG

integrate