Sinfazfisco – MG
Arquivo

Sinffaz participa do 13º Sefaz Debate

O Sinffaz esteve presente no 13º Sefaz Debate, realizado em 17 de outubro de 2011 em Porto Alegre – RS, promovido pelo Afocefe Sindicato que representa os Técnicos do Tesouro do Estado do RS. O evento contou com a presença de importantes figuras da política e das áreas financeira e tributária do país. Na abertura do evento, o Governador do Estado, Tarso Genro, falou sobre o atual momento econômico. Para ele a administração pública deve contemplar equilíbrio das finanças e investimentos em infra-estrutura, saúde, educação e segurança.
 
O Deputado Altemir Torteli defendeu a necessidade de reconstruir a máquina do Estado como estrutura eficiente à fiscalização, numa reengenharia de gestão, de forma a atacar a sonegação e a renúncia fiscal. Segundo ele “arrecadar é desenvolver e não aumentar impostos”.
 
O presidente do Afocefe Sindicato, Guilherme Campos, em seu discurso, frisou a importância de aumentar a arrecadação do Estado, ao investir em melhorias nas condições de trabalho dos Técnicos do Tesouro e na aparelhagem dos Postos Fiscais e Turmas Volantes. “O Estado cresce e a capacidade de investimentos ainda é insuficiente”, destacou. Ressaltou que a presença do estado é fundamental para coibir a sonegação. “O concurso público para Técnico do Tesouro é imprescindível para suprir a carência na fiscalização nos Postos Fiscais e Turmas Volantes”, salientou.
 
O Sinffaz representado pelos seus diretores, Paulo César Marques da Silva – presidente, Brígida Maria Colares – vice-presidente, Marcus Vinícius Bolpato – diretor jurídico, Maria Aparecida Pereira Viana – diretora regional de Governador Valadares e Gláucia Eliana Rodrigues – diretora regional de Montes Claros, marcaram presença no encontro. Paulo César e Marcus Bolpato se pronunciaram sobre a semelhança entre as carreiras de Gestor Fazendário em Minas Gerais e dos Técnicos do Tesouro do Estado do Rio Grande do Sul, sobre experiências positivas e também sobre as dificuldades vividas pelas duas categorias. 
 
Representantes dos sindicatos dos Técnicos do Amazonas, Rondônia e Roraima, bem como dos analistas da receita Federal também estiveram presentes no Debate. O Presidente do Sindicato dos Fazendários do Amazonas – Sifam – Jonatas Almeida frisou que “Somente através da luta podemos dimensionar a força da categoria e o alcançar os objetivos”.
 
Foram debatidos assuntos como fortalecimento da Secretaria de Fazenda, melhorias na arrecadação, ações e modelos de trabalho desenvolvidos na União e nos Estados.
 
No encontro observou-se o consenso quanto às dificuldades no exercício das atividades inerentes à Administração Tributária, devido, principalmente, às limitações impostas pela legislação, o que leva a uma redução da arrecadação.
 
O convite e o custeio da presença do Sinffaz neste encontro demonstram o respeito que as entidades semelhantes dos outros Estados têm para com o nosso Sindicato.
 
Na ocasião, a Diretoria do Sinffaz teve a oportunidade de se encontrar com a Presidente do Brasil Dilma Rousseff.
 
 

 

Vejam as fotos!

 

 
 
Vejam as matérias do Afocefe Sindicato sobre o 13º Sefaz Debate:
 
http://www.afocefe.org.br/informativo/view?ID_INFORMATIVO=32705
http://www.afocefe.org.br/informativo/view?ID_INFORMATIVO=32707
 
 

Notícias Relacionadas

COMUNICADO DA MOBILIZAÇÃO 05

integrate

Carta de repúdio às exonerações dos comissionados

integrate

CARTA DE BELO HORIZONTE

integrate