Sinfazfisco – MG
Arquivo

Sindicatos manifestam contra a extinção do FUNPEFMG

Aconteceu na última semana uma manifestação dos servidores públicos estaduais em protesto a extinção do FUNPEMG – Fundo de Previdência do Estado de Minas Gerais.
A Secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, barrou a entrada dos representantes dos sindicatos do Poder Judiciário (TJMG) e do Ministério Público na reunião, convocada pelo CONES – Comitê de Negociação Sindical, que aconteceria na quinta-feira, dia 28, na Cidade Administrativa. Em virtude desta decisão, as demais entidades sindicais se recusaram a participar da reunião e iniciaram uma manifestação na MG-010, no sentido Confins/Belo Horizonte, fechando o trânsito com caminhão, queima de pneus e caixão, faixas e áudios com protestos.
O fundo é a parte do Regime Próprio de Previdência Social do Estado de Minas Gerais, que assegura, desde o início de 2013, as aposentadorias e as pensões dos servidores públicos estaduais efetivados após 31 de dezembro de 2001.
Nesta segunda-feira, dia 02, representantes dos sindicatos participaram de uma reunião com os deputados da minoria na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, com o objetivo de traçar novas estratégias contra a aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLC) 54/2013, que recebeu substitutivo do Governador Antônio Anastasia na madrugada da última quinta-feira, dia 29, em reunião do Plenário.
Para pressionar os Deputados, está prevista mais uma manifestação dos servidores contra a extinção do fundo. Para reforçar a luta, foi solicitado ao Deputado Estadual Lafayette Andrada a realização de uma Audiência Pública para se discutir o conteúdo desse substitutivo. Ele foi apresentado pelo governo após recomendação dada pelo Ministério da Previdência Social, o que representa um avanço parcial, graças à mobilização das entidades sindicais do estado.
O SINFFAZ vem acompanhando atentamente a tramitação desse projeto, pois se trata de uma decisão arbitrária que vai afetar o futuro das aposentadorias de todos os servidores do Estado.

Notícias Relacionadas

Plenário aprova em 2º turno reajuste para servidores do Executivo

integrate

Atenção Aprovados no Concurso para Gestor Fazendário!

integrate

Receita tenta agilizar atendimento

integrate