Sinfazfisco – MG
Arquivo

Reunião de Diretoria Sinffaz

No dia 26 de fevereiro de 2011, realizou-se na sala de eventos do Thess Square, em Belo Horizonte, a reunião de Diretores, Diretores Regionais e Colaboradores do Sinffaz. O encontro teve início às 9:00h e a pauta da reunião foi o Planejamento de Ações para 2011, anunciado pelo Presidente do Sindicato, Paulo César Marques da Silva.
 
Veja fotos da reunião:
http://www.sinffaz.org.br/sinffaz_galeria_fotos.php?page=ViewGaleria&idGaleria=127
 
Estiveram presentes na reunião, Paulo César Marques da Silva – Presidente, Brígida Maria Colares – Vice-Presidente e Secretária Geral, Fabiana Sinno Ribeiro – 2º Tesoureiro, Nivaldo Gonçalves Theóphilo – Membro Suplente do Conselho Fiscal, Dra. Sarah Campos e Dra. Luíza Xavier – Advogadas do Sindicato, Dr. Eurico – Assessor Parlamentar do Sinffaz,  Antônio dos Reis Ferreira, Rudnei Dias Avelar, Marcelo Delão da Silva, Maria Aparecida Guimarães, Maria Aparecida Pereira Viana, Marcus Vinícius Bolpato da Silva, Glaucia Eliana Rodrigues, Ivo Pereira de Sousa, Unadir Gonçalves Júnior e José Arildo de Matos – Diretores Regionais. Atendendo a convite, também participaram ativamente diversos colaboradores oriundos de todo o Estado.
 
 
Departamento Jurídico
 
As doutoras Luiza Xavier e Sarah Campos apresentaram a situação das ações de maior relevância para o Sindicato e esclareceram sobre a Contribuição Sindical Compulsória (vide site Sinffaz:http://www.sinffaz.org.br/sinffaz_ler_noticia.php?id=1390) e também sobre a Filiação do Sinffaz à Fenafisco. 
 
 

Retrospectiva 2010
 
O Presidente Paulo César faz uma análise bastante positiva sobre as conquistas da categoria, como a evolução salarial, aumento da representatividade política na Almg, contato com autoridades políticas de todo o Estado, conscientização e mobilização da categoria, negociações com o Governo para implementação do Projeto de Incremento da Receita e crescimento da representatividade dos Gestores Fazendários na ocupação dos cargos em comissão na SEF.
 
Todas as conquistas até o momento originaram de correções de metas, novas ideias, mas acima de tudo, só foi possível devido ao árduo trabalho das administrações sindicais anteriores que pavimentaram e nos deixaram legados de experiências de seus atos em favor da categoria.
 
Hoje, o Gestor Fazendário e o Sinffaz, são conhecidos e respeitados em todos os níveis de Governo.
 
O Sinffaz de hoje possui uma categoria mais madura e comprometida com os assuntos que dizem respeito ao seu futuro e da sociedade mineira. Agindo com profissionalismo e integridade conquistou centenas de novas filiações de Gestores Fazendários e Auditores Fiscais ativos e inativos, além de abrir as portas aos Pensionistas, antes relegados à sorte.
 
Lutou muito pelas nomeações dos Gestores, negociando diretamente com o Governador, que entendeu as necessidades e determinou que a SEF procedesse as 257 nomeações de 2010. Lembramos que no final de 2009 o então Secretário de Fazenda, Simão Cirineu, disse não haver espaço para novas nomeações devido ao quadro recessivo por qual passava o Estado de Minas Gerais. Ressaltamos que as nomeações foram frutos de nossas lutas e delas saímos valorizados e fortalecidos, com novas potencialidades que vieram somar, valorizar e oxigenar a categoria.
 
Também foi fruto de muita luta e dedicação a manutenção das Administrações Fazendárias na nova estrutura de Governo. Convencemos o Governador da importância das Administrações Fazendárias para o povo mineiro, levamos as nossas preocupações aos Deputados, Vereadores e Prefeitos de Minas Gerais.
 
A organização, o planejamento, o envolvimento da categoria, diretoria e colaboradores, além da imprescindível parceria com a Asseminas, têm sido fatores positivos e decisivos nas conquistas.
 
 
Perspectivas da Proposta de Incremento da Arrecadação para 2011
 
O Governador Anastasia até o momento priorizou a formação de seu Secretariado, a sua base parlamentar na Almg, além de outros cargos do 2º escalão. Atos indispensáveis em qualquer administração.
 
Aguardando o término deste momento, o Sinffaz já se movimenta e se prepara visando à retomada das negociações com o Governo. Lutamos para que 2011 seja um ano memorável para todos.
 
O próximo passo é a determinação pelo Governo para que a Seplag reinicie os estudos.
 
Posteriormente, deverão vir as negociações segundo o entendimento técnico do assunto.
 
Por último o Projeto deverá ser encaminhado para Almg, onde será apreciado pela Casa Legislativa, votado e, sendo aprovado, será encaminhado ao Governador para sancionar e determinar a sua implementação.
 
Paulo César explicou aos presentes que as ações para a implementação do Projeto continuam com toda força. Mais uma vez o Presidente do Sinffaz se mostrou confiante e destacou que o Projeto apresentado pelo Sinffaz trará avanços para a categoria, para a SEF e promoverá a justiça fiscal com maior plenitude. Sua implementação traduzirá em melhores dias para a sociedade Mineira através da justiça social.
 
Acatou sugestão dos presentes para publicar em nosso sitio, por partes, o conteúdo do Projeto.
 
Diretores Regionais e Colaboradores realizarão um trabalho de mobilização para que todos conheçam o conteúdo do Projeto. Esta ação é para todos, mas o foco serão os novos Gestores, membros importantíssimos para a classe, pois precisam conhecer a história de categoria na SEF/MG, assim como as perspectivas do Sindicato.
 
Planejamento da Assembleia Geral de 2011
 
Ficou acertado que a Assembleia Geral Ordinária acontecerá no dia 25 de março de 2011. Alguns pontos para a pauta da Assembleia Geral Extraordinária já foram decididos e dentre eles estão as Eleições para o próximo triênio 2012/2014 e a Mensalidade Sindical.
 
Sobre as Eleições, Paulo César apresentou uma sugestão para o Calendário Eleitoral e repassou aos presentes as regras estatutárias para o processo eleitoral.
 
 
Congresso da Coordenação Intersindical
 
A vice-presidente do Sinffaz, Brígida Maria Colares é a representante do Sindicato na Coordenação Intersindical e repassou aos presentes os resultados das últimas reuniões e salientou sobre a importância dos encontros com os demais sindicatos dos servidores mineiros. Para Brígida, a Intersindical proporciona maior visibilidade aos servidores nos assuntos de interesse comuns, frente ao Governo.
 
Sendo assim, a Vice-presidente anunciou que para os dias 19 e 20 de março já está agendado o II Congresso da Intersindical que terá como objetivo o planejamento de ações comuns para o ano de 2011. O Congresso acontecerá na Pousada do Rei, em Sarzedo/MG e será uma boa oportunidade para os diretores e colaboradores do Sinffaz conhecerem a Intersindical, bem como participar da elaboração do planejamento. A participação do Sinffaz no evento já está confirmada.
 
 
Encerramento
 
A reunião de Diretoria encerrou-se às 18:00h do dia 26 de fevereiro. Paulo César agradeceu a todos os presentes e ressaltou a importância de acompanhar as notícias do Sindicato disponibilizadas no site.
 

 

Notícias Relacionadas

Governador Antonio Anastasia empossa novo secretário da Fazenda

integrate

Veja como será o Reposicionamento das outras Carreiras do Executivo

integrate

Audiência Pública

integrate