Sinfazfisco-MG
Arquivo2

Palestrantes falam ao Momento Fisco sobre a importância do servidor na otimização da Administração Pública

O Seminário “Administração Pública do Século XXI”, que aconteceu na última semana no auditório da OAB, em Belo Horizonte, contou com as ilustres presenças do Presidente da PÚBLICA, Nilton Paixão, e do Professor Doutor da Universidade de Coimbra, Joaquim Luís Alcoforado.

O Momento Fisco, exibido pela BAND Minas durante o Programa Paulo Navarro, participou do evento e realizou uma entrevista com os convidados.

Joaquim Alcoforado

Em sua entrevista, o Presidente da PÚBLICA, que no evento proferiu uma palestra sobre a terceirização no serviço público, falou sobre a importância da capacitação dos servidores, uma vez que essa ação é um direito da cidadania.

“Através da capacitação permanente é que as políticas públicas ganham concretude na entrega dos serviços públicos. Se você tem um quadro de servidores responsável por implementar as políticas públicas e ele não tem a capacidade necessária, obviamente que esse serviço não terá qualidade, daí a importância de um programa permanente de capacitação, de reciclagem, de mostra de novos conhecimentos.” 

Nilton Paixao

O Dr. Joaquim Luís Alcoforado, que ministrou a palestra de abertura do evento, além de Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra, também é Professor na Faculdade de Psicologia de Coimbra e Investigador do Grupo de Políticas Educativas e Dinâmicas Educacionais do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEISXX). Durante a entrevista, Joaquim frisou a importância da participação dos servidores em todo o processo de mudança nos serviços públicos.

“Para além da formação em sala, para além de uma formação estruturada em que formadores e especialistas venham a transmitir conhecimento, há conhecimento nos próprios trabalhadores, nas suas formas de agir profissionalmente (…) e é importante que se crie condições para que ele reconheça, reflita criticamente sobre essa atividade, possa dar um novo sentido, renomeá-la, repensá-la e incluí-la num projeto de mudança.”

Alcoforado também falou sobre a otimização da administração pública. O Cientista declarou como um equívoco não consultar os servidores durante um processo de reestruturação de seus processos, uma vez que as soluções mais eficazes terão como fundamentação o trabalho destes.

“As decisões políticas nem sempre contam com os trabalhadores e era bom que contassem. Seria bom que perguntassem sobre os serviços a quem sabe, a quem trabalha, a quem desenvolve os serviços públicos; como é que podem fazer melhor, como podem otimizar. Normalmente as decisões políticas encontram sempre as soluções sem incluir os trabalhadores em suas decisões. Há sempre uma decisão qualquer que aparece feita, que obrigam os trabalhadores a adaptarem-se e, ao invés de otimizar soluções, irá criar mais obstáculos a quem está a desenvolver o serviço público em prol das pessoas.”

O Momento Fisco será veiculado neste sábado, dia 29, a partir das 11h20 da manhã, na BAND Minas, com reprises durante a próxima semana no Canal BH News. Assista com exclusividade a matéria que será exibida no programa:

Clique aqui para reler sobre a participação do SINFFAZFISCO no evento.

Related posts

Banco do Brasil envia proposta para filiados do SINFFAZFISCO

Leandro 4infra

Rádio SINFFAZFISCO: Governo de MG vai parcelar salário de servidores em três vezes

Leandro 4infra

SINFFAZ – 25 Anos | Confraternização

Leandro 4infra