Sinfazfisco – MG
Arquivo

Pacote Tributário e outros dezoito projetos são aprovados em Plenário

 
O Plenário da Assembléia Legislativa de Minas Gerais aprovou, na Reunião Extraordinária, realizada na noite desta terça-feira (18/12/07), o Projeto de Lei (PL) 1.585/07, do governador, que consolida a legislação tributária do Estado. Denominado pacote tributário, o projeto foi aprovado na forma do substitutivo no 4, do relator da matéria em Plenário, deputado Jayro Lessa (DEM), acatadas as emendas nos 115, 118 e 135 e rejeitadas as emendas 117, 119 a 134 e 135 a 141, do total de 26 apresentadas, durante sua tramitação em regime de urgência.
O projeto propõe alterações relativas ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – ICMS -, visando à redução da carga tributária incidente sobre diversas mercadorias, como materiais de construção, aparelhos e materiais elétricos, produtos derivados de leite, suprimentos de informática, álcool combustível, cachaça e aguardente de cana. O objetivo, de acordo com o governador, é estimular as indústrias mineiras e possibilitar a concorrência eqüitativa dos contribuintes mineiros com os de outras unidades da Federação. Outros benefícios fiscais são previstos, entre eles a ampliação de algumas hipóteses de concessão de crédito presumido e um programa de parcelamento de débitos com a possibilidade de redução de multas e outros encargos. O Executivo prevê reduções de alíquotas diversas que deverão acarretar uma diminuição de R$ 74,01 milhões na receita anual do Estado, perda que deverá ser compensada, no mesmo projeto, pelo aumento de alíquotas relativas às prestações de serviço de comunicação e às operações com solvente, no valor de R$ 74,16 milhões.
TCEMG – Na reunião, foram aprovados ainda outros dezoito projetos, todos eles em 1o turno, entre eles o Projeto de Lei Complementar 34/07, que dispõe sobre a organização do Tribunal de Contas (TCEMG); e o PL 1.760/07, que dispõe sobre os Quadros de Cargos dos Serviços Auxiliares da Secretaria do mesmo órgãos. Ambos os projetos são de autoria do tribunal.

Notícias Relacionadas

Contribuição Fundo de Reserva

integrate

Presidente do Sinffaz faz contato com Deputado Sebastião Helvécio

integrate

SINFFAZ participa de evento sindical que discute a OIT

integrate