Sinfazfisco – MG
Destaque

Marcus Bolpato | Um gigante na luta pela categoria

Marcus Vinícius Bolpato da Silva é formado em Estudos Sociais, História, Direito e Pós-graduado em Direito Tributário. Foi professor das redes públicas e estaduais e sempre se preocupou com a formação crítica de seus alunos. Ingressou na Secretaria de Fazenda de Minas Gerais em janeiro de 1991.

Dono de uma capacidade única de transmitir seus conhecimentos e de uma memória invejável, Marcus foi um dos principais líderes atuantes na luta pelos direitos de Gestores e Auditores Fiscais da SEF-MG.

Líder nato, Marcus iniciou a sua trajetória no Sinfazfisco-MG como Diretor Regional de Juiz de Fora. De lá para cá foi Diretor Jurídico, Presidente, Diretor de Aposentados e acaba de ser mais uma vez eleito como Diretor de Imprensa e Divulgação.

Sua colaboração, ao longo desses anos passou por reuniões com a Administração, Congressos, Fóruns, Audiências Públicas tanto no Congresso Nacional, como na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, manifestações, paralisações, campanhas de fortalecimento e defesa do serviço público.

Incansável defensor da categoria, ajudou a elaborar o “Projeto de Incremento da Arrecadação do Sinffaz” que foi apresentado em 2010 para o Governo de Minas Gerais. Também participou da elaboração do “Anteprojeto de Lei Orgânica da Administração Tributária do Estado de Minas Gerais” e percorreu todo o Estado para divulgar e explicar os principais aspectos para a categoria.

Enquanto Presidente do Sinfazfisco-MG, entre 2011 e 2014, foi um grande defensor do fim da luta fraticida entre Gestores e Auditores Fiscais e pela justiça nas atribuições do Gestores Fazendários, para tornar a SEF-MG mais eficiente e igualitária, e defendeu com afinco que a PEC 186/07 resultasse numa nova Administração Tributária democrática, que respeite os direitos dos atuais cargos decorrentes da aprovação em concurso público e que não fosse uma PEC segregacionista, tampouco com viés de exclusão. Além disso, foi no mandato de Marcus Bolpato que o Sinfazfisco-MG levantou a bandeira do cumprimento do “ditame da remuneração equânime”, que consta na Lei 15.464/05 e era flagrantemente desrespeitado. Com a luta da categoria que se envolveu em protestos e cobranças, o Sindicato conseguiu a promessa do então subsecretário da Receita Estadual, Pedro Meneguetti, de corrigir a remuneração dos Gestores “de maneira bastante, muito radical”. Hoje, com essa melhoria o Gestor tem condições se aposentar mais dignamente.

Foi também durante o seu mandato que foi realizado o II CONSAT – Congresso dos Servidores da Administração Tributária do Estado de Minas Gerais com o tema A Nova Administração Tributária: Justiça Fiscal e Eficácia, que contou com a participação de especialistas nas áreas de direito, economia, medicina e psicologia. Participou também do lançamento da CMBE – Casa do Município Brasileiro da Europa, em Portugal, que promove os municípios mineiros no cenário internacional.

Além disso, Marcus sempre incentivou a participação de toda a categoria nas ações do sindicato seja nas Assembleias Gerais ou nas manifestações em defesa dos direitos dos servidores, e é um dos grandes defensores dos direitos dos servidores aposentados. Foi dele a iniciativa de promover uma ação para os aposentados posicionados no nível T da carreira de Gestor Fazendário, que não recebiam a GEPI. A ação garantiu que vários aposentados nesta posição pudessem ter um rendimento digno, condizente com todo o trabalho prestado à SEF-MG.

Especialista em VAF – Valor Adicional Fiscal, Marcus Bolpato realizou palestras em vários municípios mineiros para mostrar, em números comparativos, como o VAF pode ser fundamental para o desenvolvimento dos municípios.

Também atuou contra o fechamento dos Postos Fiscais em Minas Gerais, decisão do Executivo que trouxe vários prejuízos ao Estado. 

Em 2014, durante a segunda edição do Congresso Nacional de Direito Sindical da OAB, Marcus Bolpato recebeu a Medalha de Cidadania Sindical, instituída pela OAB e pela Câmara Municipal de Belo Horizonte.

Sua atuação extrapolou os limites de Minas Gerais e Marcus também foi presidente da FEBRAFISCO – Federação Brasileira de Sindicatos das Carreiras da Administração Tributária da União, Estados e Distrito Federal. Atualmente ele ocupa o cargo de Diretor de Política Remuneratória e Assuntos Econômicos da instituição. Atua também na Pública Central do Servidor e na Conacate – Confederação Nacional das Carreiras Típicas de Estado.

Bom articulador, Marcus sempre teve bom relacionamento com Deputados Estaduais e Federais e trabalhou nas instituições legislativas em defesa dos direitos da categoria que sempre representou com muita garra.

São tantas batalhas, tantas conquistas que essas poucas linhas talvez não sejam capazes de contar com exatidão o tamanho e a importância da dedicação que ele demonstrou ao longo desses anos.

Agora, foi publicado no Diário Oficial de Minas Gerais, o afastamento de Marcus Vinícius Bolpato da Silva, para fins de aposentadoria. A notícia era esperada há tempos pelo Gestor, mas isso nunca significou para ele o fim de uma trajetória. Ainda atuante, ele carrega o sentimento do dever cumprido e a certeza de ter retornado à sociedade, em mais de 33 anos de prestação de serviços públicos, a busca para promover uma arrecadação justa e suficiente para atender todas as demandas do povo mineiro, além da luta no movimento sindical, na defesa e melhoria dos direitos, das condições de trabalho e da qualidade de vida com dignidade e prosperidade para todos. 

Perguntado sobre os planos para o futuro, Marcos afirma, com o mesmo ânimo que sempre carregou, que pretende “continuar a trabalhar, dentro da filosofia de vida, de que quero trabalhar até morrer, mas sem morrer de trabalhar, que a aposentadoria permite, sem deixar a luta sindical e os estudos, buscando sempre a beleza de ser um eterno aprendiz, como expressam os versos do genial compositor Gonzaguinha, também, passada a pandemia, viajar a passeio, conhecer pessoas, comunidades e jeitos diferentes de viver.”

O Sinfazfisco-MG agradece por tudo que ele já fez pela categoria e pelo povo mineiro e deseja que nessa nova jornada ele tenha tanto sucesso como em sua carreira de mais de 30 anos como servidor público.

Veja abaixo os melhores momentos do Presidente Marcus Bolpato nessa sua caminhada no Sinfazfisco-MG:

Notícias Relacionadas

Sinfazfisco-MG informa o período de recesso de fim de ano

Tiago Viana

Pública promove live para debater as Reformas Administrativa e Tributária

Nínive Ramos

Publicada a Lei de Reforma Administrativa do Estado

integrate

Leave a Comment