18/05/2021
Em audiência pública na ALMG, Presidente do Sinfazfisco-MG cobra pagamento das férias-prêmio
A Comissão de Segurança Pública da ALMG realizou nesta segunda-feira (17) uma Audiência Pública para debater o valor total da dívida do Governo de Minas com os servidores públicos em relação ao pagamento de ajuda de custo, diárias e férias-prêmio. Com a presença do Secretário de Fazenda de Minas Gerais, Gustavo Barbosa, parlamentares e representantes sindicais questionaram o não pagamento dos débitos com os servidores, que já não recebem os salários em dia.
O Presidente do Sinfazfisco-MG, Hugo René de Souza, participou da reunião e questionou os motivos que o Governo mineiro alega para a não quitação do débito. Para Hugo René o melhor investimento que o Estado pode fazer é no servidor público, que faz a economia girar e o dinheiro voltar para os cofres do governo. Além disso, o governo mineiro recebeu verbas extras, mas não priorizou o pagamento dos servidores.
Veja no vídeo abaixo a fala do Presidente do Sinfazfisco-MG:
O Secretário de Fazenda, por sua vez, alegou que o Estado está priorizando a regularização dos salários dos servidores, de forma que todos recebam em dia, sem parcelamento e que, neste momento, o Governo de Minas não tem condições de quitar sua dívida com os servidores.
Dirigentes sindicais, que também participaram da reunião, cobraram que o Governo apresente um cronograma para a quitação dos débitos e aventaram a possibilidade do Governador incorrer em crime de responsabilidade por não quitar as dívidas com os servidores, mesmo com o recebimento de receitas extraordinárias que deveriam custear os pagamentos.
O Sinfazfisco-MG cobra diuturnamente o pagamento integral e em dia do salário dos servidores, bem como outros valores que o Governo está em débito, como a correção do ponto Gepi e as férias-prêmio em espécie. Além disso, o Departamento Jurídico do Sindicato possui ações para que sejam quitadas as férias-prêmio e já obteve inúmeras vitórias que beneficiaram os filiados.