Sinfazfisco – MG
Arquivo

Ejef lança radiografia da Justiça

Em entrevista coletiva, Reynaldo Ximenes destacou que pesquisa da Ejef é pioneira no BrasilA Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) do TJMG lançou hoje, 6 de julho, a “Radiografia da Justiça do Estado de Minas Gerais”, que traz os resultados de pesquisa realizada no final de 2008 com 681 juízes e 65 desembargadores mineiros. Foram ouvidos 746 magistrados, o que corresponde a 75% do total e garante uma margem de erro de apenas 4%.
Durante a coletiva de lançamento, o 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Reynaldo Ximenes, afirmou que a pesquisa foi pioneira no país e buscou a mais ampla liberdade na exposição dos temas e assuntos. “Há temas realmente polêmicos, temas em que a magistratura mineira se antecipou inclusive ao CNJ, como a transparência no acompanhamento das contas dos Tribunais”.
Mauriti Maranhão, da Fundação Getúlio Vargas, elogiou a atuação da Ejef: “sob a orientação segura e sábia do desembargador Reynaldo Ximenes e de sua equipe iniciamos este trabalho para pioneiramente levantar informações que, até então, existiam apenas como pressupostos”.
O pesquisador destacou que, futuramente, os dados desta radiografia, que mostram o ponto de vista dos magistrados, devem ser confrontados com outras pesquisas, que permitam conhecer as opiniões de usuários da Justiça, operadores do Direito e de outros segmentos da sociedade.
Os desembargadores Saldanha da Fonseca, superintendente-adjunto da Ejef, e Márcia Milanez, coordenadora do Centro de Estudos Ronaldo Cunha Campos, completaram a mesa de honra do evento.
A coletiva foi realizada no auditório da Ejef, em Belo Horizonte, e transmitida por videoconferência para as comarcas de Governador Valadares, Montes Claros, Passos e Varginha. Após a apresentação, jornalistas das cinco cidades puderam fazer perguntas e esclarecer melhor os dados levantados pelo estudo. Fonte: Site TJMG

Notícias Relacionadas

I CONSAT no programa "Segurança e Cidadania"

integrate

Projeto que adia o pagamento de IPVA está pronto para Plenário

integrate

Justiça manda Banco do Brasil disponibilizar contas sem tarifas para servidores

integrate