Sinfazfisco – MG
Arquivo

Dê presente com nota ou cupom fiscal

O Dia dos Pais é a quarta melhor data do ano para o comércio e será uma boa oportunidade para que os lojistas sintam a disposição de o consumidor ir às compras, depois de  instaurada a crise econômica e financeira internacional. Em agosto do ano passado, a crise dava seus primeiros sinais e foi registrado um recuo na demanda.
 Para este ano, há uma expectativa de crescimento das vendas, na comparação com igual período do ano passado. Mesmo assim, o valor médio dos presentes não será elevado, conforme acreditam os comerciantes, e deverá ficar na faixa dos R$ 70,00O, envolvendo roupas e calçados, os presentes escolhidos por de 50% dos filhos. Em seguida vêm os CD’s, perfumes, jóias e outros. A maioria dos consumidores tem efetuado suas compras à vista.
Independentemente de qual o presente escolhido, seu valor e forma de pagamento, os consumidores devem ficar atentos e solicitar a nota ou o cupom fiscal. De acordo com a Superintendência de Fiscalização da Secretaria de Estado de Fazenda (Sufis/SEF/MG), os documentos fiscais são importantes e garantem uma eventual  troca do produto adquirido, se for o caso.
Muitos consumidores, na pressa de comprar, deixam de pedir a nota ou o cupom fiscal, trazendo prejuízo para si e para a sociedade como um todo, afirmam os servidores da Fazenda Estadual.
Os consumidores precisam lembrar que no preço de cada mercadoria está embutida uma parcela correspondente ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). Esse tributo é cobrado do consumidor e deve ser repassado ao fisco estadual. Sem a emissão da nota ou cupom fiscal, a parte relativa ao ICMS não chega aos cofres públicos, diminuindo a capacidade do Governo de gerar benefícios para a população e de investir em saúde, educação e segurança para a população.
Fonte: www.fazenda.mg.gov.br

Notícias Relacionadas

Inscrição em concurso não é relação de consumo

integrate

COMUNICADO DA MOBILIZAÇÃO 06

integrate

Comissões visitam shoppings populares nesta terça-feira (26)

integrate