Sinfazfisco – MG
Arquivo

Curso de Especialização em Tributação e Arrecadação

O SINFFAZ, em parceria com a COOPSEF e a Newton Paiva, criou o Programa de Formação Profissional, por acreditar que a velocidade das mudanças, a globalização e o desenvolvimento tecnológico transformam incessantemente o ambiente de trabalho.
Com esta iniciativa, o SINFFAZ procura tornar a classe mais apta a enfrentar os desafios propostos pelas gestões governamentais, possibilitando o TTE / GEFAZ aplicar sua experiência e compreender claramente quais são as competências valorizadas na área em que atua; bem como se tornar cada vez mais eficiente e efetivo no desenvolvimento de suas tarefas, inserindo-se cada vez mais com conhecimento em novos cenários.

Essa iniciativa veio ao encontro do TTE / GEFAZ que, agora, entende que sua atualização é uma disciplina obrigatória e que seu conteúdo dependerá de seus objetivos de desenvolvimento de carreira, das oportunidades de mercado e da sua auto-realização. Neste contexto, vem a calhar o seguinte trecho escrito por Paulo Freire em uma de suas brilhantes obras:
“Mulheres e homens, somos os únicos seres que, social e historicamente, nos tornamos capazes de aprender. Por isso, somos os únicos em quem aprender é uma aventura criadora, algo, por isso mesmo, muito mais rico do que meramente repetir a lição dada. Aprender para nós é construir, reconstruir, constatar para mudar, o que não se faz sem abertura ao risco e à aventura do espírito”.

A participação requer um investimento bem abaixo do exigido no mercado de formação profissional e conta com a parceria da COOPSEF que financia a participação dos TTE / GEFAZ cobrando juros bem abaixo dos praticados no mercado.
Dentro do Programa de Formação Profissional, o SINFFAZ desenvolveu, no ano de 2005, o curso de Especialização em Tributação com ênfase em “Gestão e Administração Fazendária”, cujo êxito se comprova com o índice “zero” de evasão verificada ao longo do curso.

O curso teve a duração de 12 meses, a carga horária de 400hs/aula e, teve a coordenação da professora Maria das Graças Oliveira da Faculdade Newton Paiva. As aulas foram ministradas por professores que, além de mestres e doutores, são profissionais do setor público.

O SINFFAZ, ainda, comemorando a repercussão extremamente positiva da formatura da primeira turma do Curso de Especialização em Tributação com ênfase em “Gestão e Administração Fazendária”, pelo modelo presencial, e ainda mais motivado a contribuir para a qualificação profissional da categoria, desenvolve o curso O curso de pós-graduação em Gestão em Administração Fazendária, agora pelo modelo semi-presencial, priorizando a participação do chefe de Administração Fazendária. Este curso tem como objetivo geral: Capacitar profissionais para atuar como gestor e assessor de um órgão público responsável pelas finanças de um nível governamental, sendo capaz de intervir no processo de desenvolvimento do Estado e Município, possibilitando-lhe também o crescimento, a legitimação e a credibilidade na carreira perante o mercado de trabalho e a sociedade. E como objetivo específico ,dentre outros: Proporcionar através de uma visão teórico-prática em gestão geral e fazendária, o aprofundamento das habilidades dos gestores públicos na área fazendária do Estado ou do Município, bem como profissionais que trabalhem diretamente com gestão pública e a qualificação profissional daqueles que pretendem ingressar na gestão da administração pública;

A concepção deste curso se orienta para atender os interesses e necessidades específicas dos alunos inerentes a formação de um gestor fazendário, em sintonia com os pressupostos pedagógicos e metodológicos do Programa de Pós-Graduação e da Newton Paiva Virtual.

O curso tem previsão de duração para um ano, sendo que são reservados 10 meses para desenvolvimento dos módulos e dois meses para finalização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Nesses períodos, os alunos terão suporte de tutoria dos tutores de metodologia e do especialista na área do eixo de especialização optado. (Ver Estrutura Curricular, abaixo.)
A atualização profissional do TTE / GEFAZ deixou de ser um sonho longínquo para se tornar uma realidade, uma opção para o exercício da profissão.

Neste contexto, o SINFFAZ preocupado em disponibilizar instrumentos eficazes para o desenvolvimento da classe, criou a Diretoria de Formação Profissional que implementará programas para atender os objetivos individuais de desenvolvimento na carreira, visando a inserção efetiva do TTE / GEFAZ na SEF, bem como aprimorando os conhecimentos em novos cenários, colocando o gestor atento às demandas da Instituição, das oportunidades e da sua auto-realização.

Notícias Relacionadas

VARGINHA: “O Sindicato não é uma entidade abstrata”.

integrate

“Fale Conosco” da SEF ganha mais agilidade

integrate

A Subtração de Atribuições

integrate