12/09/2025
Em entrevista à CBN, diretor do Sinfazfisco-MG defende a adesão de Minas ao Propag
O Diretor de Relações Intersindicais e Parlamentares do Sinfazfisco-MG e Vice-presidente da Pública Central do Servidor, Hugo René de Souza, defendeu a adesão de Minas Gerais ao Propag – Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados.
Segundo o dirigente, enquanto permanece sob o RRF – Regime de Recuperação Fiscal, Minas terá um aumento significativo no aumento da dívida, que sob este regime é calculado pelo IPCA, fazendo com que o montante passe de R$ 170 bilhões para R$ 211 bilhões.
O Sinfazfisco-MG defende que a melhor solução para o pagamento desta dívida é a adesão do Estado ao Propag e ressalta, ainda, que o RRF representa um erro gravíssimo para o Estado, para o serviço público e para a sociedade.
Os projetos relativos à adesão de Minas ao Propag já foram aprovados na ALMG, entretanto, o desejo do governo mineiro de suspender a necessidade de referendo para transferência societária da Copasa e Cemig, que tramita na Assembleia Legislativa e encontra resistência de parte dos parlamentares.
Diante deste cenário, a formalização da entrada de Minas ao Propag junto à Secretaria do Tesouro Nacional ainda não aconteceu e a progressão da dívida cresce exponencialmente causando prejuízos aos cofres do Estado e à população.
Ouça abaixo a entrevista completa do Diretor Hugo René à CBN: