07/11/2023
Em dia histórico, servidores públicos de Minas Gerais se unem contra o RRF
A insistência do governo Zema em aderir ao Regime de Recuperação Fiscal tem gerado intensa preocupação nos servidores públicos do Estado. Hoje (07), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais foi palco de uma intensa mobilização que uniu servidores públicos de diversas categorias em uma manifestação conjunta contra a proposta do RRF.
O Sinfazfisco-MG, que tem desempenhado cada vez mais um papel de destaque na batalha em defesa dos servidores, esteve presente durante todo o dia, acompanhando os acontecimentos e reforçando seu compromisso com a causa.
Logo pela manhã, o Presidente do Sinfazfisco-MG, Hugo René, participou de uma Audiência Pública, promovida pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da ALMG, para discutir os impactos da adesão, pelo governo do Estado, ao Regime de Recuperação Fiscal.
A audiência, convocada pela presidente da Comissão, deputada Beatriz Cerqueira, contou com a presença de representantes de 26 entidades associadas a servidores públicos estaduais de diversas categorias e órgãos, lotando tanto o Auditório José Alencar quanto o Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira.
Durante sua apresentação, o Presidente do Sinfazfisco-MG, Hugo René, fez um apelo à união dos servidores estaduais em prol da causa, independentemente de suas carreiras e posições, pois o RRF terá um impacto significativo em cada um deles.
Ele ainda acrescentou que 64% dos municípios do País sobrevivem a partir do salário do funcionalismo, que movimenta o comércio local. Segundo o sindicalista, ao fim de nove anos do RRF, o salário do servidor vai cair pela metade e ele vai perder poder de compra, o que também vai impactar no comércio das cidades e em sua economia.
Veja abaixo a fala do líder sindical:
Durante todo o dia, milhares de servidores públicos de várias categorias se manifestaram em frente a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, contra o Regime de Recuperação Fiscal, proposto pelo governador Romeu Zema.
No mesmo local, às 14h30, teve início a Assembleia Geral da Frente em Defesa do Serviço Público. O Presidente do Sinfazfisco-MG também participou da Assembleia e fez um discurso para os presentes. Assista:
O Sinfazfisco-MG está comprometido e tem participado ativamente de eventos e audiências na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (veja aqui), comprovando sua posição contrária ao Regime de Recuperação Fiscal com números e argumentos sólidos, pois a adesão de Minas Gerais ao RRF não apenas representa uma ameaça aos salários dos servidores públicos estaduais, mas também precariza a prestação dos serviços públicos no estado, afetando negativamente a qualidade de vida dos cidadãos mineiros.