Sinfazfisco – MG
Arquivo

Comissão do Mercosul aprova plano de trabalho

A Comissão Extraordinária de Integração ao Parlamento do Mercosul aprovou, nesta quinta-feira (9/7/09), seu plano de trabalho, com o agendamento da primeira reunião para 13 de agosto. A comissão foi criada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais para acompanhar o processo de consolidação desse parlamento (Parlasul) e fortalecer o intercâmbio entre o Legislativo mineiro e as demais representações parlamentares do Mercosul. A criação levou em conta, entre outras coisas, o peso estratégico da integração de Minas Gerais à economia do Cone Sul e a importância da consolidação do Parlasul para o fortalecimento da democracia na região.
Na reunião de 13 de agosto, serão ouvidos os professores Fátima Anastasia e Carlos Ranulfo, do Departamento de Ciência Política da UFMG, e o professor Fabiano Santos, doutor em Ciência Política pelo Iuperj. Os três são autores do livro Governabilidade e Representação Política na América do Sul, de 2004. Os deputados pretendem discutir com os pesquisadores, em especial, a organização e atuação dos legislativos dos países do Mercosul.
Na segunda reunião, a ser marcada para a segunda quinzena de agosto, a comissão deverá discutir sugestões para integração das políticas de saúde e educação dos países integrantes do Mercosul, atendendo requerimento do deputado Carlos Pimenta (PDT). “Fiquei alarmado com a situação de alguns países da América do Sul, em especial com relação às doenças sexualmente transmissíveis”, afirmou o deputado. O deputado Irani Barbosa (PSDB) sugeriu um convite aos ministros da saúde da Argentina e do Uruguai.
Outros assuntos que deverão ser discutidos em reuniões posteriores, segundo o plano de trabalho aprovado, são o funcionamento do Parlasul, turismo, comércio, indústria e cooperativismo.
Presenças – Deputados Antônio Júlio (PMDB), coordenador da comissão; Carlos Pimenta (PDT) e Irani Barbosa (PSDB).
Fonte: www.almg.gov.br

Notícias Relacionadas

Técnicos da fazenda e da receita se reunem em Brasília para discutir modelo de carreira

integrate

Aécio Neves e Lula vão discutir efeitos da crise econômica

integrate

Supremo discute aplicação de URV para contratos pactuados antes da implantação do Real

integrate