Sinfazfisco – MG
Arquivo

Vice-governador preside comemoração dos 200 anos do MF

O vice-governador Antonio Augusto Anastasia presidiu a solenidade de comemoração do bicentenário do Ministério da Fazenda em Minas Gerais, nesta sexta-feira (10), em seu edifício-sede, em Belo Horizonte. No evento, foi inaugurada a Galeria de Ex-Ministros da Fazenda Mineiros. “É importante que as pessoas, ao pensarem no futuro, conheçam o passado. O Ministério da Fazenda é uma das instituições mais importantes do país e seus atos estão presentes na vida de toda a sociedade. A homenagem aos ex-ministros mostra os grandes homens mineiros que estiveram à frente da pasta”, disse Anastasia.
Em seu discurso, o gerente regional do Ministério da Fazenda em Minas Gerais, Eugênio Ferraz, reafirmou a importância da preservação da memória histórica do Brasil e de Minas Gerais. “A exposição da Galeria de Ex-Ministros Mineiros percorrerá os quase novecentos municípios do Estado, permitindo aos mais jovens, estudantes e pesquisadores, conhecerem, inclusive pela educação fiscal, as origens de nossa nacionalidade pelas vertentes econômicas, pelos perfis dos condutores dessas políticas e pela cultura interna intrínseca da instituição”, afirmou. Minas teve, até agora, 28 ministros da Fazenda estadual, oriundos de 17 cidades diferentes.
As celebrações dos 200 anos aconteceram em Belo Horizonte e Ouro Preto, com vários eventos culturais, como exposições, lançamentos de selos e carimbos postais pelos Correios, medalha da Casa da Moeda do Brasil, cartão telefônico da Oi, rede de educação e extensão socioambiental e lançamento de um livro versando os Monumentos Históricos Fazendários.
Participaram da solenidade o subsecretário para Assuntos Econômicos do Ministério da Fazenda, Almério Cançado de Amorim, representando o ministro Guido Mantega, o vice-presidente da Assembléia Legislativa, o senador e ministro da Fazenda em 1993, Eliseu Resende, o deputado Doutor Vianna, o Procurador-Geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, o Procurador-Chefe da República em Minas Gerais, Tarcísio Humberto Parreiras, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, Robson Braga de Andrade, o Procurador-Chefe da Fazenda Nacional em Minas Gerais, Cláudio Roberto Rodrigues, o superintendente da Receita Federal do Brasil, Eugênio Gonçalves, o gerente regional do Patrimônio da União em Minas, Rogério Veiga Aranha, o chefe da Controladoria Geral da União, Cláudio Azevedo Costa, a chefe de gabinete da Casa da Moeda do Brasil, Ana Lúcia Oliveira, e o presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos em Minas, Fernando Gonçalves, entre outros.
 
Fonte: Minas Online – Acesso em 13/10/2008

Notícias Relacionadas

SINFFAZ faz Representação perante Ministério Público

integrate

Governo do Estado publica nomeações!

integrate

Novo plano de saúde para os Gestores

integrate