Sinfazfisco – MG
Arquivo

TJMG empossa novo desembargador

 
Tomou posse hoje, 22 de junho, no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) o juiz Alberto Deodato Maia Barreto Neto. A solenidade foi presidida pelo desembargador Sérgio Antônio de Resende, presidente do TJMG, e realizou-se no auditório da Unidade Raja Gabaglia.

O novo desembargador foi condecorado com o Colar do Mérito do Judiciário após a leitura do termo de compromisso e assinatura do termo de posse e exercício. Ele passa a compor a 1ª Câmara Criminal do TJMG.

O presidente Sérgio Resende deu boas vindas ao desembargador Alberto Deodato ressaltando a sua trajetória profissional e lembrando a responsabilidade que o magistrado recebe da sociedade, através da Constituição, ao julgar os conflitos que lhe são apresentados.

“Trata-se de uma grande responsabilidade. As decisões judiciais afetam a vida das pessoas: a liberdade, a situação familiar, o patrimônio, a convivência social, a participação política e um conjunto de interesses fundamentais do indivíduo, de um grupo ou de toda a comunidade”, destacou.

Como, com o aumento das demandas, a Justiça está cada vez mais presente, tanto nas questões de cunho particular como naquelas que afetam a coletividade, o presidente assinalou que “é inegável que o Poder Judiciário e seus membros possuem uma grande incumbência”, e acrescentou que, “o desafio de proferir sentenças, de buscar o que é justo faz parte da carreira de um magistrado, começando pelas decisões monocráticas nas comarcas até chegar às decisões colegiadas dos Tribunais”.

Compuseram a mesa de honra, além do presidente do TJMG, o advogado-geral do Estado, José Bonifácio Borges de Andrada; o procurador-geral de justiça adjunto, Geraldo Flávio Vasques, representando o procurador-geral de Justiça do Estado; a defensora pública Luciana Moura Fonseca, representando o defensor público geral do Estado; o delegado da Polícia Civil Walter de Ávila, representando o chefe da Polícia Civil de Minas Gerais; e o tenente Flávio Henrique Ferreira Grossi, representando o Comandante do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica.

Currículo


Alberto Deodato Maia Barreto Neto é natural de Belo Horizonte, formou-se em Direito pela Faculdade de Direito da UFMG, em 1983, e é especialista em Direito de Empresa pela Fundação Dom Cabral. Atuou como advogado em Belo Horizonte de 1983 a 1988, ano em que ingressou na magistratura mineira.

Foi juiz nas comarcas de Borda da Mata, Monte Santo de Minas, João Monlevade e Belo Horizonte. Nas comarcas em que passou, atuou como Juiz Diretor do Foro, Eleitoral e da Infância e da Juventude. Antes de tomar posse como desembargador no Tribunal de Justiça era juiz titular da 9ª Vara Criminal de Belo Horizonte e atuava como membro da Primeira Turma Recursal Criminal do Juizado Especial.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
TJMG – Unidade Raja Gabaglia
(31) 3299-4623
ascom.raja@tjmg.jus.br

Notícias Relacionadas

Terceira parcela do IPVA vence dia 16

integrate

Sindicato quer estender benefício a aposentados no Rio

integrate

Ejef lança radiografia da Justiça

integrate