Sinfazfisco – MG
Arquivo

Câmaras participam de encontro na ALMG sobre Escolas do Legislativo

Representantes de 16 câmaras municipais do Estado estarão reunidos na Assembléia Legislativa de Minas Gerais nas próximas segunda e terça-feiras (8 e 9/9/08). Eles vão participar de um encontro de trabalho com o objetivo de debater a importância da educação legislativa no âmbito municipal e os desafios para implantação de uma Escola do Legislativo. O evento é oferecido pela ALMG, em uma parceria de sua Escola do Legislativo e do seu Centro de Apoio às Câmaras (Ceac). Estarão representadas câmaras das dez regiões de planejamento do Estado, o que inclui municípios como Divinópolis, Sete Lagoas, Juiz de Fora e Montes Claros.
O Encontro com as Escolas de Legislativos municipais mineiros também pretende ser uma oportunidade de integração entre legislativos municipais com diferentes perfis de desenvolvimento de iniciativas de educação legislativa. Os participantes poderão trocar experiências e vivenciar o processo de criação de uma Escola do Legislativo nas oficinas de trabalho que serão oferecidas, desde a concepção até a montagem de atividades de ensino e de educação para cidadania. As perspectivas de criação de uma rede regional de Escolas de Legislativos Municipais e de ações conjuntas desse grupo para 2009 também serão discutidas no encontro.
Programação – A abertura do encontro será na segunda-feira (8), às 9h30, com a palestra do gerente-geral da Escola do Legislativo da ALMG, Alaôr Messias Marques Jr, sobre Educação Legislativa no Âmbito Municipal. Em seguida, as câmaras poderão debater experiências de suas realidades locais.
À tarde, a diretora da Escola do Legislativo de Montes Claros, Macreidy Caldeira, fará um relato sobre o processo de criação e organização da escola daquele município. Depois, será oferecida a primeira oficina, com atividades relacionadas ao processo de criação e implantação de uma Escola do Legislativo.
Na terça-feira (9), as atividades começarão às 9 horas, com painel sobre o tema Capacitação Interna. A coordenadora da Escola do Legislativo de Sete Lagoas, Kelly Soares, fará uma exposição sobre o programa de capacitação para servidores que vem sendo desenvolvido na Câmara Municipal daquele município. Ainda pela manhã, os participantes terão uma oficina com atividades práticas de criação e planejamento de uma grade de atividades para uma Escola do Legislativo.
À tarde, a partir das 14 horas, a gerente da Escola do Legislativo de Belo Horizonte, Solange Fátima de Oliveira Magalhães, apresentará um relato sobre as atividades de educação para a democracia, já desenvolvidas na Câmara Municipal de Belo Horizonte, por meio de sua Escola, especialmente o projeto Câmara-Mirim. No encerramento de cada uma das oficinas, os participantes discutirão estratégias para uma ação integrada entre as escolas participantes.
Fonte: Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação – 31 2108 7715

Notícias Relacionadas

SINFFAZ CONVOCA

integrate

Notícias da Receita Federal

integrate

FOTOS I CONSAT

integrate